domingo, 16 de maio de 2010

O custo da corrupção no Brasil

Porque o país não cresce? Por que ainda existe pobreza? Uma pesquisa da Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP) divulgada em 13 de maio de 2010 pelo Departamento de Competitividade e Tecnologia aponta que o custo da corrupção representa entre 1 e 2,3% do PIB nacional. O desvio pela corrupção permeia o patamar de R$ 41 a 69 bi a cada ano, dificultando setores como saúde, educação e saneamento básico no país.


Organismos internacionais apontam que dos 180 países mais corruptos no mundo o Brasil ocupa a 75ª posição (dados de 2009), o que significa uma perda muito grande em se tratando de distribuição de renda per capita. Uma boa reforma política, fiscal e tributária seriam os meios mais eficientes para diminuir tamanha sangria do patrimônio econômico que poderia está sendo usado para resolver problemas relacionados com a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros, além da reforma administrativa.


O relatório da (FIESP) serve de alerta para o povo brasileiro ficar atento para os gestores públicos que não faz prestação de conta a sociedade dos gastos do dinheiro público, principalmente divulgar os orçamentos públicos para que a população tenha acesso aos gastos das verbas destinadas a realização de obras-de-infraestrutura, como é a maioria dos casos de desvios de dinheiro público.


A contra prestação de contas do dinheiro público ainda está engavetada por falta de apelo e atuação do cidadão brasileiro que se acomoda achando que os políticos são os únicos responsáveis pelo destino do gasto do dinheiro público. A pesquisa da (FIESP) é apenas o eixo da engrenagem para servir de alerta do tamanho da perda do dinheiro público que poderia está sendo utilizado devidamente em outros setores da sociedade e melhorando a vida dos brasileiros em todas as classes sociais e mudando as estatísticas da pobreza do Brasil. Enquanto isso não acontecer fica a pergunta. Para onde vai o dinheiro?


Joildo Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário