domingo, 19 de junho de 2011

Arrasta pé nos distritos de Feira de Santaa

Como manda a tradição: tem milho, tem fogueira, tem amendoim e tem quentão

Sem muita badalação o povo da zona rural de Feira de Santana faz o tradicional São João com muito licor e muito bolo para receber os amigos em suas casas. Com um costume que vem dos mais antigos, as famílias não poupam esforços para preparar a festa dentro de casa e na vizinhança.

Os povoados fazem a festa como podem e sem perder a tradição as famílias não abrem mão da massa de bolo fresca e saborosa para a receita do bolo de aipim. No distrito Maria Quitéria, o distrito mais festejado entre os outros, as comunidades fazem o que pode para reunir os amigos nos dias 23 e 24 de junho.

A concentração da festa no distrito Maria Quitéria na sede do distrito (São José) que conta com patrocínio da prefeitura de Feira de Santana, o público estimado é de mais de 100 mil pessoas para dançar forró e festejar o tradicional arrasta pé.

São José tende a ser um o único distrito de uma cidade do interior da Bahia a concentrar mais de 100 mil pessoas em três dias de festa junina e para manter essa hegemonia da festa nós vamos defender a permanência do tradicional SÃO JOÃO de São José que ocorre todos os anos no povoado, diz Joildo.

Uma enquete que foi exposta pela prefeitura de Feira de Santana no sentido de transferir a festa para o parque de exposições nas margens da BR 324 foi sucumbida pela vontade do povo de Maria Quitéria com seus mais de 20 mil moradores. A população do distrito Maria Quitéria decidiu não aceitar a mudança por se tratar de uma festa centenária do distrito e nós vamos levantar argumentos de manutenção da festa para o distrito, haja vista, seu colegiado eleitoral de grande repercussão para a cidade de Feira de Santana.

Um comentário:

  1. A festa do destrito de Maria Quiteria é uma festa muito boa mão vamos deixa isso acontecer.
    Com o apoio do nosso candidato a vereador para 2012 Joildo Ferreira vamos lutar para não deixar que isso aconteserar

    ResponderExcluir