segunda-feira, 4 de junho de 2012

Festa de Santo Antônio na Capela de Ovo da Ema

A novena de Santo Antônio começou no dia 1º de junho e os festejos vai até o dia 13 de junho, quando se comemora a festa do padroeiro Santo Antônio.

O santo recebe visita dos moradores das comunidades vizinhas e no dia 9 de junho haverá uma carreata com a imagem de Santo Antônio por diversos lugares do povoado de Ovo da Ema no distrito Maria Quitéria

A divindade ao Santo Antônio acontece na comunidade de Ovo da Ema desde que a capela foi construída a cerca de 40 anos. De lá para cá os moradores preservam a tradição de prestigiar trezena em homenagem ao santo que é o protetor das chuvas (fartura de alimentos).

Para isso o povo se rende em orações de louvor dentro e fora da capela para pedir proteção ao glorioso Santo Antônio.

Capela cheia dia 2 de junho


O corpo da capela convida moradores e o povo de Feira de Santana para participar do ciclo de festas em homenagem ao santo padroeiro. Que a benção de DEUS seja estendida ao povo de DEUS.

*A Trezena a Santo Antônio de Lisboa é um encontro para orações, realizado treze dias consecutivos é uma espécie de novena, que diferentemente da novena rezada em nove dias em homenagem ao santo (por ser o dia treze o seu dia de festejo) é rezada em treze dias. A Trezena iniciada em Portugal foi levada pelos portugueses para outros países e antigas colônias.

*No Brasil a Trezena é realizada em vários estados, mas no estado da Bahia a tradição se mantém até os dias atuais.

*(Wikipedia).



Nenhum comentário:

Postar um comentário