quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Esquema de diárias forjadas para subtrair dinheiro público em Itabuna-Ba

A Justiça promoveu o afastamento por 90 dias todos os 13 vereadores da Câmara Municipal de Itabuna, na manhã desta quarta-feira, 10, para cumprir uma ação penal do Ministério Público sobre a Máfia das Diárias. Os vereadores também tiveram seus salários suspensos pelo mesmo período, e só poderão voltar ao gabinete para pegar documentos pessoais acompanhados por um representante do (MP).

Nesta quarta-feira, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na sede do legislativo do município. A ação foi comandada pelo delegado regional Moisés Damasceno e por quatro promotores públicos. O promotor Inocêncio Carvalho, que investiga a "Máfia das Diárias", está recolhendo documentação para comprovar o rombo de cerca de R$ 500 mil dos cofres públicos.

A suplência de cada vereador afastado tomará posse e substituirão os vereadores citados. Entre eles, o prefeito e o vice eleitos, Vane e Wenceslau, têm os cargos ameaçados. Segundo o promotor Inocêncio Carvalho, mesmo que sejam empossados, ambos correm o risco de perder o mandato a partir de janeiro de 2013.

Se houvesse fiscalização e transparência do uso do dinheiro público fatos como esse seria evitados. Os políticos ainda insistem em manter o impedimento da prestação de contas mensais à sociedade brasileira.

É preciso mudanças urgentes na esfera do poder político para combater esse tipo de esquema com o uso do dinheiro público.



Nenhum comentário:

Postar um comentário