terça-feira, 5 de março de 2013

Morte de Hugo Chávez pode abreviar a história política da Venezuela

Morte precoce do presidente Hugo Chávez
A morte de Hugo Chávez considerado ditador venezuelano pode abreviar a história política da Venezuela. Combatente de um regime político criticado no mundo todo, Hugo Chávez encerra sua fama de ditador por não conseguir curar sucessivos tumores cancerígenos nos últimos meses. Eleito para exercer seu 4 mandato o presidente venezuelano iria completar 20 anos no poder.

Pela quarta vez as eleições presidenciais na Venezuela — a terceira sob a atual Constituição. Ao garantir mais seis anos no poder, o líder venezuelano completaria 20 anos no cargo quando  no atual mandato em 2019 se não fosse a morte.

Chávez foi eleito pela primeira vez em 1998. No ano seguinte, Chávez aprovou a nova Constituição do país, pela qual se elegeu pela primeira vez em 2000. O mandatário então foi reeleito em 2006.

Em 2009, a Assembleia Nacional venezuelana, dominada pelos chavistas, aprovou a reforma constitucional que permite a reeleição indefinida. O projeto foi aprovado no mesmo ano em referendo.

Em 7 de outubro de 2012, Chávez enfrentou nas urnas o opositor Henrique Capriles, governador de Miranda, o Estado mais populoso do país.

Relembre a seguir a trajetória do líder do autoproclamado movimento bolivariano, que surgiu na cena política nacional em 1992.

Leia mais
http://atarde.uol.com.br/mundo/materias/1488543

Nenhum comentário:

Postar um comentário