sábado, 29 de junho de 2013

Moradores da Mantiba protestam contra urbanização.


Moradores de Mantiba são contra urbanização da zona rural de Feira de Santana

A principal reclamação dos moradores foi a possibilidade de perdas dos benefícios concedidos aos trabalhadores rurais
29/06/2013 17:48
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letraDiminuir letra
Ed Santos / Acorda Cidade

Foto: Ed Santos / Acorda Cidade

Laiane Cruz
Cerca de 150 moradores da comunidade de Mantiba, no distrito de Jaíba, zona rural de Feira de Santana, se reuniram com o prefeito José Ronaldo de Carvalho e lideranças do município, para discutir a urbanização do local. A reunião ocorreu por volta das 10h30 deste sábado.
 
 

 
A principal reclamação dos moradores foi a possibilidade de perdas dos benefícios concedidos aos trabalhadores rurais, como o Seguro Garantia Safra, o ITR (Imposto Sobre a Propriedade Territorial Rural), o direito de se inscreverem no Pronafe (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), direitos previdenciários, e a permissão para vender produtos para a merenda escolar das escolas municipais da Feira e região.
 
Por conta disso, os moradores da comunidade se mostraram contra a urbanização do local, que segundo ele, deve continuar como área rural de Feira de Santana. “Eu acho que o trabalhador vai ter alguns prejuízos. Mas foi boa a presença dele (José Ronaldo) hoje aqui para esclarecer ao povo o projeto”, afirmou Zé Grande, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana.
 
 
“As pessoas estão irredutíveis, não querem que Mantiba seja bairro, querem continuar como uma comunidade rural, e nós do sindicato estamos apoiando a comunidade”, acrescentou Zé Grande, temendo que, com a decisão, possa haver um exôdo rural no município. 

Leia maisFeira de Santana ganha seis novos bairros; decisão desagrada trabalhadores rurais
 
Descontentamento
 
O Diretor de Previdência do Sindicato Rural,  Antonio Silva, causou descontentamento ao prefeito ao afirmar que empresários estariam se beneficiando com o projeto.
 


José Ronaldo rebateu as críticas dizendo que não aceitava agressões e que ele era um político que honra com as suas palavras e que se o povo fosse prejudicado que entrassem na justiça contra ele e que não lhe dessem mais um voto.

Devido ao impasse entre prefeitura e moradores, a presidente da Associação Rural de Mantiba (ASSCORM), Vaneide Oliveira, criou uma comissão formada por sindicalistas e moradores para novamente se reunirem com o prefeito em uma data ainda a ser definida por ele.

Estiveram presentes os vereadores da oposição, os petistas Beldes Ramos e Alberto Nery, o deputado federal Colbert Martins, os secretários do governo, Valdormiro Silva (Comunicação), Arcenio Oliveira (Gestão e Convênios), Carlos Brito (Planejamento) e Paulo Aquino (Governo), além do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Zé Grande, e a da Associação Rural de Mantiba (ASSCORM), Vaneide Oliveira.
 
O projeto,que cria seis novos bairros em Feira de Santana, foi aprovado na Câmara Municipal no dia 19 de junho deste ano. Foram criados os seguintes bairros: Cis Norte (do acesso ao distrito Maria Quitéria até o limite com Santa Bárbara), Pedra Ferrada (próximo ao bairro Asa Branca), Mantiba (próximo ao distrito Matinha), Registro (próximo ao distrito Jaíba), Chaparral (ao lado do bairro Subaé) e Vale do Jacuípe (trecho da BR-116/Sul até a BA-052 - Estrada do Feijão).


As informações e fotos são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
Moradores de Mantiba são contra urbanização da zona rural de Feira de Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário