Graça Pimenta parabeniza radialistas baianos

Moção de Aplauso apresentada na AL

Através de uma Moção de Aplauso apresentada na Assembleia Legislativa (AL), a deputada estadual Graça Pimenta (PMDB) parabeniza os radialistas baianos pela passagem do dia da categoria comemorado nesta quinta-feira (7). A data, escolhida para homenagear Ary Barroso (1903-1964), radialista de sucesso que nasceu neste dia, foi estabelecida através da Lei federal nº 11.327/2006.

“Nesta importante data para a comunicação brasileira aplaudo, de forma honrosa, os radialistas baianos por serem promotores da justiça social, ofertando espaço no rádio para que as pessoas exponham suas necessidades e contribuindo para a construção de uma sociedade mais democrática”, afirma a parlamentar, a qual solicitou que o documento em questão chegue ao conhecimento do coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e de Publicidade no Estado da Bahia (Sinterp-Ba), Everaldo Santos Monteiro, e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão de Feira de Santana (Sintrert), Valter Vieira.

História da data comemorativa
A história da categoria começa no Rio de Janeiro em 7 de setembro de 1922 durante evento em comemoração ao centenário da independência brasileira. Através de uma estação instalada no Corcovado, as pessoas que tinham acesso aos aparelhos radiofônicos, caros na época, puderam ouvir músicas e o discurso do então presidente da República, Epitácio Pessoa. Primeiro veículo brasileiro de comunicação massiva, o rádio deu “visibilidade” aos talentosos e anônimos radialistas. Levando informação e entretenimento à sociedade, muitos profissionais do rádio ficaram famosos por suas vozes firmes, que encantavam as ouvintes.

Devido à importância conquistada pelos radialistas ao longo dos anos, a primeira data decretada como o Dia do Radialista foi 21 de setembro, em 1945, ano em que a presidência da república determinou o piso salarial da categoria. Nessa mesma data também passou a ser comemorado o Dia do Rádio. Cinco anos depois, a televisão chega ao território brasileiro e absorve grandes profissionais da radiodifusão, como José Abelardo Barbosa de Medeiros, o famoso Chacrinha (1917-1988).

“Com o passar dos anos os radialistas conquistaram um espaço crescente na sociedade. No interior do Estado, por exemplo, a grande proximidade é marca da relação que os profissionais têm com os ouvintes. Detentor da confiança popular, o radialista é procurado com frequência pelas pessoas que buscam soluções para diversos problemas que envolvem desde questões amorosas até a prestação de serviços públicos”, destaca Graça Pimenta.
Foto: reprodução
Fonte: https://www.facebook.com/gracapimentaI?hc_location=stream