sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Grupo espanhol vai se instalar em Feira

Reuniao com Empresarios da Espanha-fotos Jorge Magalhaes
O grupo espanhol Fortis Detailed Studies S.L, especializado na reciclagem de lixo e na sua transformação em energias renováveis, vai investir 18 milhões de euros na implantação de uma usina de tratamento de lixo em Feira de Santana, conforme informou nesta quarta-feira, 5, o empresário Francisco Javier Ávila, em visita ao prefeito José Ronaldo de Carvalho, no Paço Municipal Maria Quitéria.

Com 24 anos de mercado e atuando em mais de 20 países espalhados pela Europa, África, Ásia e Oceania, o grupo espanhol, sediado às proximidades da cidade de Granada, manifestou interesse em instalar-se no município, durante a segunda  visita oficial que  o prefeito José Ronaldo fez à Espanha, acerca de três meses, com vistas a atrair investimentos para Feira de Santana.

A implantação da usina vai gerar entre 150 a 400 empregos diretos, e o modelo adotado para este empreendimento é a Parceria Público, Privada (PPP), cujos acertos estão sendo ultimados entre a Fortis Detailed e as secretarias municipais do Planejamento, Convênio e Gestão e Serviços Públicos. Além de produzir bionergia para o seu próprio funcionamento, a usina comercializará toda a sua produção junto à rede fornecedora de energia no Estado. Primeira usina de reciclagem de lixo a ser implantada no Brasil, a unidade local servirá de modelo para  um paço mais ousado do grupo espanhol: a construção de uma fábrica de usinas no país, para o que foi orientado pelo prefeito José Ronaldo  a fazer gestões junto à Secretaria Estadual da Indústria e Comércio.

De acordo com o alcaide, “ o Brasil ainda não conta com uma usina de reciclagem do lixo, mas no dia que for implantada uma fábrica de usinas aqui, todos os municípios vão querer este benefício”, disse Ronaldo. Além do empresário Francisco Javier, participaram do encontro no Gabinete do Prefeito os consultores executivos Eduardo Ussia Muñoz-Seca, da Iumsga, e Gentil Dias ( ambos presentes na visita anterior, no dia 29 de janeiro), e os secretários Carlos Brito (Planejamento), Arcênio Oliveira (Convênio e Gestão) e Manuel Cordeiro Neto.

Mais visitas

O Fortis Detailed Stdies S.L é o segundo grupo empresarial espanhol a retribuir a visita que o prefeito José Ronaldo fez aquele país ( o primeiro foi o LegNed, que anunciou a implantação de uma fábrica de lâmpadas e luminárias de alta tecnologia no município). O secretário de Governo Paulo Aquino confirmou que ainda virão à Feira de Santana mais sete missões espanholas com o objetivo de trazer investimentos para a região.

- See more at: http://marcoslimavereador.com.br/?p=2093#sthash.bAr2qAsA.hQh56CM7.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário